Equipa



    

 

 


Equipa 


Núcleo de

 Formação Sistémica

Catarina Rivero (Coordenação)

Marta Borges Pires

Inês Faustino

Rita Mota

Joanne Palma

Nelson Lopes




Formadores

Nome

Entidade

Resumo Curricular








Formadores APTEFC

Catarina Rivero

APTEFC

Psicóloga Clínica pela FPCE-UL e formadora pelo IEFP. Formação em Terapia Familiar pela APTEFC. Master em Terapia Familiar e Sistemas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sevilha. Formação em Inquérito Apreciativo pela BeraterKomptezenz (Berlim), financiada pelo Programa Sócrates, Medida Gruntvig 3. Formação em Alcoologia pelo CRAS É membro fundador da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva. Tem desenvolvido a sua actividade profissional na área da intervenção social, saúde mental e formação profissional em colaboração com diversas entidades, a par de intervenção clínica em contexto privado.  Site: http://www.catarinarivero.com/

Célia Sales

APTEFC

Psicóloga, doutorada em Saúde Mental, na área da terapia familiar, pela Faculdade de Medicina de Sevilha, Departamento de Psiquiatria. Actualmente é Professora Auxiliar da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), Professora convidada no Master de Terapia Familiar e de Sistemas da Faculdade de Medicina de Sevilha e no Master de Terapia Relacional da Faculdade de Psicologia de Sevilha. Presidente-Adjunta da APTEFC, onde é co-responsável pela formação de Terapeutas Familiares e Comunitários. Investigadora do Instituto de Investigação Pluridisciplinar da UAL (IIPUAL) e do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-ISCTE).

Conceição Ramos

APETFC

Conceição Ramos Psicóloga Social pela FPCE-UL (1996). Curso de Educadora de Infância, pelo Instituto de Educação Infantil (1975). Formadora certificada pelo IEFP. Desenvolveu a sua actividade profissional entre 1975 e 2008 na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, sobretudo na intervenção com Crianças e Menores em Risco. Foi Membro da Equipa de Investigação do Projecto PARQ – Programa de Acolhimento e Relação de Qualidade (parceria entre a SCML e o ISCTE-Associação Dartington-i) .Tem desenvolvido várias acções de formação (Segurança Social, Casa Pia, IPES, APEI, etc), para além de colaboração com diferentes pós-graduações (APTEFC, Contemporânea, entre outras) nesta área.

Elias Barreto

APTEFC

Psicólogo clínico, licenciado em 1993 pela FPCEUL; mestrado em Psicologia Legal pelo ISPA, 2002; obtenção do grau de especialista em Psicologia Clínica em 2006 (carreira dos técnicos superiores de saúde). Com formação psicoterapêutica em Terapia Familiar e Psicoterapias Breves de Inspiração Analítica. Experiência profissional na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na área social (população sem-abrigo) e da saúde (em unidade de saúde); experiência profissional no Hospital Miguel Bombarda ( em internamento e consulta externa). Experiência clínica com indivíduos, famílias e grupos.

Luís Miguel Neto

APTEFC

Professor da FPCE-UL, e Professor convidado na Pós-graduação em Estudos e Intervenções com Famílias da UAl, leccionando no Mestrado de Comunicação em Saúde. Doutoramento em Educação (EdD), área de Terapia Familiar, conferido pela Universidade de Massachusetts, nos EUA, onde foi bolseiro Fullbright.. Coordenação e de supervisão clínica no Serviço de Atendimento Familiar e Individual (SAFI) da FPCE-UL. Membro da Coordenação Científica da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva e do Board of Directors da International Positive Psychology Association. É co-autor do site de divulgação do Inquérito Apreciativo www.inqueritoapreciativo.com.

Paulo Vitória

APTEFC

Psicólogo (FPCE-UL, 1988). Mestre em Comportamento Organizacional (ISPA, 1994). Terapeuta Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária. Formador certificado pelo IEFP e pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Assistente Convidado da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. Foi fundador e sócio gerente da PH+ - Desenvolvimento de Potencial Humano. Foi assessor da Presidência do Instituto Português da Droga e da Toxicodependência. Foi Director de Projectos na Direcção-Geral da Saúde – Conselho de Prevenção do Tabagismo. 

Wolfgang Lind

APTEFC

Professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Psicólogo e Terapeuta Familiar. Formador certificado pelo IEFP. Doutoramento na área da Satisfação Conjugal em Casais Biculturais, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Tem desenvolvido várias acções de formação para diversas entidades nas áreas da psicologia, saúde mental, intervenção comunitária e organizacional. É autor de várias publicações e comunicações nestas áreas.








Formadores Convidados


Bruno Lourenço

-

Assistente Social pela Universidade Católica Portuguesa (2001) e formador pelo IEFP. Foi Coordenador Técnico de Lar, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, dirigidos à Terceira Idade, na Caritas Diocessana de Setúbal.  Integra desde 2005 a Equipa de Rua da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que intervém ao nível da reintegração psicossocial da população sem-abrigo e realiza actualmente Atendimento Social enquanto gestor de caso de pessoas nesta situação. Integrou ainda a equipa multidisciplinar  dos Ateliers Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, dando apoio técnico na (re)integração socioprofissional  desta população. Colaborou ainda com o antigo Instituto Superior de Serviço Social, com sessões de esclarecimento sobre a Intervenção das Equipas de Rua junto dos Sem Abrigo, dirigido a finalistas da licenciatura de Serviço Social e alunos de Ciências Sociais e Humanas

Carmo Gonçalves

SLEPG

Psicóloga Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e Formadora Certificada pelo IEFP. Formação em Terapia gestalt pela Sociedade Luso-Espanhola de Psicoterapia Gestalt (SLEPG). Exerce psicologia clínica em consultório privado. É Formadora e membro da Direcção da SLEPG. Tem desenvolvido várias acções de formação e workshops de desenvolvimento pessoal e profissional, em colaboração com várias entidades privadas.



Helena A. Marujo


UL

APEIPP

Professora da FPCE-UL e Doutorada em Psicologia pela mesma Faculdade. Lecciona no Mestrado de Pedagogia Social da Universidade Católica Portuguesa. Foi uma das pioneiras em Portugal na formação de pais e de famílias, numa perspectiva empírica e cientificamente baseada. Lecciona actualmente na cadeira de Psicologia Positiva na FPCE-UL. Membro da Coordenação Científica da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva, e do Board of Directors da International Positive Psychology Association. Co-autora do site de divulgação do Inquérito Apreciativo www.inqueritoapreciativo.com. Membro do Centro de Investigação em Psicologia, financiado pela FCT. È da Comissão científica do recém-criado Centro de Formação e Observatório Social do Instituto de Acção Social da Região Autónoma da Madeira. Tem uma rubrica semanal de Bem-estar e Notícias Positivas há mais de dois anos na RTP 2: e é colaboradora na revista Inovar.te


Isabel Oliveira


JURISolve

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, com formação em Mediação Escolar desde 2004. É Master em PNL - Programação Neuro-linguística. Foi Responsável pela Resolução transfronteiriça de Conflitos de Consumo na Agência Europeia de Informação sobre Consumo, de 1996 a 1998 ; Jurista e conciliadora no Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra, de 1998 a 2000 e Directora do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo, de 2000 a 2003. Sócia-gerente da JURISolve, Lda, desde 2003 e Coordenadora científica da CONSENSUS, desde 2005. Formadora de Mediadores de Conflitos, desde 2007 e Mediadora de conflitos nos Julgados de Paz de Coimbra e Agrupamento de Cantanhede, Mira e Montemor-o-velho. É também Mediadora de Conflitos no Sistema de Mediação Laboral

Luísa Tavares

IPMF

Psicóloga pelo ISPA e formadora pelo IEFP. Pós Graduação em Informação e Comportamento Organizacional. Pós Graduação em Mediação Familiar pela UCP; Formação em Mediação Familiar pelo IPMF homologado pelo Ministério da Justiça. Formanda em Terapia Familiar pela SPTF. É formadora do Instituto Português de Mediação Familiar. Exerce Psicologia Clínica em Consultório Privado.


Macarena Diuana


SLEPG

Macarena Diuana, psicoterapeuta Gestalt, psicóloga clínica licenciada pela Universidade Católica do Chile. Obteve o Mestrado na Universidade Católica de Lovaina, Bélgica. É formadora certificada pelo IEFP. Trabalhou como psicóloga comunitária no Chile e Bélgica. Co-fundadora e actual Directora da Sociedade Luso-Espanhola de Psicoterapia Gestalt, em Lisboa. É Membro da Associação Portuguesa de Psicologia e Psiquiatria  Transcultural.

Rui Pedro Ângelo

UL

Investigador de doutoramento em Psicologia na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, com o Projecto "Respostas Positivas ao Stresse em Bombeiros". Mestre em Psicologia na àrea do Stresse e Bem-Estar. Psicólogo na Câmara Municipal de Cascais: Intervenção sócio-territorial em territórios em processo de exclusão. Formador, consultor e docente, sobre Intervenção Psicossocial em Crise, em contextos de acção social, educação e protecção civil.