Intervenção Sistémica com Famílias

Na complexidade das relações familiares, a mudança acontece (ou não acontece quando devia acontecer), e provoca crises com impacto a nível individual, conjugal e parental. Neste quadro, profissionais das áreas da clínica, da saúde, da ação social ou da educação podem ser chamados a apoiar as famílias, ajudando-as a (re)encontrar um equilíbrio, a crescer com as crises e a descobrir uma forma positiva de Ser Família.

A proposta do Curso Breve de Intervenção Sistémica com Famílias vem na sequência do pedido de vários formandos que frequentaram o Curso de Introdução à Terapia Familiar, na medida em que se sentiam motivados para aprofundar estes temas e conhecer mais sobre a Abordagem Sistémica aplicada.

O curso terá um carácter fundamentalmente prático, com vista a dar resposta às necessidades de todos os profissionais que se encontram no terreno a trabalhar com famílias.

(Catarina Rivero & Paulo Vitória)

 

Temas

Conteúdos

 

 Curso Breve de Intervenção Sistémica com Famílias 

(28 horas)

 

Formadores: 

Catarina Rivero*

 &

Paulo Vitória**

 

 Calendarização:

30 e 31 Outubro, 6 e 7 de Novembro de 2013

(9h30 – 17h30)


 Investimento:

   €130

20% de Desconto para Associados APTEFC, APS ou para formandos de cursos anteriores do Núcleo de Formação Sistémica


Ficha de Inscrição





Conceito de Família

A Família enquanto Sistema

Eu, Tu & Nós: A Formação do Casal

Conjugalidade & Parentalidade

Divórcio: Co-construção de uma família bi-nuclear



Modelo de Resiliência Familiar

Introdução ao Modelo de Resiliência Familiar

A resiliência familiar em situações de trauma

Luto em Família



Grandes Desafios na Intervenção com Famílias

O papel da crise familiar na perspetiva sistémica

Filhos com Necessidades Especiais

Psicose & Delinquência

Alcoolismo

Toxicodependência

Mudança Apreciativa

Inquérito Apreciativo na Intervenção com Famílias

                            
 * Catarina Rivero: Psicóloga Clínica e Terapeuta Familiar. Formadora e Speaker nas áreas da Psicologia Positiva, Bem-Estar, Desenvolvimento Pessoal, Trabalho em Equipa e Famílias. Licenciada em Psicologia pela Universidade de Lisboa, Master em Terapia Familiar pela Universidade de Sevilha e pós-graduada em Psicologia Positiva Aplicada pela Universidade Técnica de Lisboa. É membro fundador e formadora da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva. Coordena o Núcleo de Formação Sistémica da Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária. Mais informações em: www.catarinarivero.com

 ** Paulo Duarte Vitória: Psicólogo e Terapeuta Familiar (SPTF). Professor na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, Licenciado em Psicologia pela Universidade de Lisboa. Mestre em Comportamento Organizacional pelo ISPA. Doutorado em Psicologia Social pelo ISCTE-IUL. Formador Certificado (Instituto do Emprego e Formação Profissional e Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores). Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária.