Introdução à Terapia Familiar: INSCRIÇÕES FECHADAS


Informação:  De modo a garantir a qualidade das acções, definimos um limite máximo de 20 formandos. Tendo em conta o interesse demonstrado, replicaremos em breve este curso. Obrigada.

Olhar para as famílias que solicitam ajuda é frequentemente olhar para um rol de problemas complexos e infindáveis. Ao iniciarmos a intervenção, num primeiro atendimento, procuramos conhecer mais a fundo esses problemas e não raras vezes entramos com as famílias nesse mar de mais e mais obstáculos, dificuldades e impossibilidades, muitas vezes multigeracionais. Através da abordagem sistémica procuramos ganhar perspectiva, intervindo no todo familiar, ao nível das suas dinâmicas, de modo a promover uma mudança gratificante para todos, potenciando uma filosofia mais orientada para as soluções, tendo em conta as suas funções primordiais: Proteger e Promover a Autonomia de cada um dos seus elementos.

Propomos um curso de Introdução à Terapia Familiar Sistémica, dinamizado pela Dra Catarina Rivero, Terapeuta Familiar pela APTEFC  e formadora de equipas de intervenção social, onde se pretende promover perspectiva alargada da família e os múltiplos sistemas em que se insere. Pretende-se assim que cada formando fique mais enriquecido com técnicas práticas, com utilidade no seu contexto de trabalho com famílias.


 

Objectivos

Programa


  Introdução à Terapia Familiar 

(28 hrs)

  

Formador: Catarina Rivero*

(Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária)

  

Calendarização:

17 e 24 de Fevereiro, 3 e 10 de Março de 2010

(9h30 – 17h30)


 Investimento: €160

€145 para Associados APTEFC, APS, ou para participantes de outras acções do Núcleo de Formação Sistémica

  

 

 

   





 4 Conhecer e/ou aprofundar conhecimentos sobre a abordagem sistémica de modo a optimizar a intervenção familiar e comunitária

 


4 Desenvolver uma perspectiva sistémica, na avaliação das famílias

 


4 Ficar apto a utilizar metodologias da abordagem sistémica na intervenção com famílias

 



 

4  Introdução à Abordagem Sistémica

4  Família e Comunidade enquanto Sistemas

4 Técnico: entre a família, a equipa e a instituição

 

4 Famílias: do “saudável” ao Funcional  

4 Genograma

4 Ecomapa

4 Ciclo Vital da Família

4  A comunicação nos sistemas humanos 

 

4  Propostas de Intervenção

4 Terapia Breve Orientada para as Soluções

4  Terapias Narrativas

4  Inquérito Apreciativo

4  Role-Playings



*Catarina Rivero é Psicóloga Clínica pela FPCE-UL e formadora pelo IEFP. Formação em Terapia Familiar pela APTEFC. Master em Terapia Familiar e Sistemas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sevilha. Formação em Inquérito Apreciativo pela BeraterKomptezenz (Berlim), financiada pelo Programa Sócrates, Medida Gruntvig 3. Formação em Alcoologia pelo CRAS É membro fundador da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva. Tem desenvolvido a sua actividade profissional na área da intervenção social, saúde mental e formação profissional em colaboração com diversas entidades, a par de intervenção clínica em contexto privado. Site: www.catarinarivero.com 



Local: R. Luís Braille, Lt. A-1 Lj. A . 1400-026 Lisboa [ver no googlemaps]

(Instalações PH+ - Desenvolvimento de Potencial Humano)